Projeto Telepsicologia da UCDB promove atendimento psicológico gratuito a distância

A pandemia do coronavírus em 2020 causou instabilidade financeira, mas também, psicológica. A saúde mental se tornou um assunto primordial seja para aqueles que tiveram o privilegio do isolamento social, seja para aqueles que tiveram de combater o vírus na linha de frente. Para amenizar as questões psicológicas, o curso de psicologia da UCDB criou o projeto Telepsicologia, que realiza um Plantão Psicológico gratuito por telefone.

Realizado por 30 acadêmicos do 10º semestre do curso de psicologia supervisionados pelos professores psicólogos da UCDB, o projeto surgiu diante da situação de Pandemia, que vem colocando as pessoas em sofrimento psicológico. Tanto pelo próprio coronavírus, quanto pelas consequências, como aumento do desemprego, isolamento social, trabalho e estudo remoto. O público alvo são os adultos.

“As consequências que a pandemia trouxe para as pessoas são diversas, e além das questões diretas que a COVID-19 implica na saúde física, as consequências na saúde mental também são evidentes. Por ser uma doença altamente contagiosa, invisível e com tantas medidas de biossegurança para todas as áreas da nossa vida”, explica a professora de psicologia Flávia Feroldi.

Uma central de atendimento foi montada no Serviço Escola de Psicologia, com computadores e telefones. O acadêmico que, por diferentes motivos, não puder se deslocar para a Universidade, poderá também fazer os atendimentos de sua própria casa. “Todos os acadêmicos do último semestre passaram por uma semana de capacitação sobre ética, sigilo, postura, atendimento psicológico por meio de ferramentas tecnológicas, avaliação inicial, acolhimento e aconselhamento”, acrescentou a docente.

Os telefones disponíveis para agendamentos são: 3312-3705 ou 3312-3715, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fontes: UCDB e Jornal Midiamax