Publicadas novas regras e novos prazos para inscrição para o ENADE 2017

Concluintes habilitados a participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 e estudantes irregulares em edições anteriores podem ser inscritos, pelos coordenadores de curso, até 31 de agosto. Embora o período final do processo de inscrições tenha sido ampliado, as inscrições em lote só estarão disponíveis até as 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 25 deste mês. Após essa data só será possível realizar as inscrições intempestivas individualmente. O período de retificação de enquadramento e inscrições intempestivas e de cadastro dos estudantes concluintes regulares começa na próxima segunda-feira, 14 de agosto.

As alterações, publicadas no Diário Oficial da União de 4 de agosto, trazem novas orientações sobre a obrigatoriedade das instituições de ensino superior informarem os dados acadêmicos de todos os estudantes inscritos. Também passaram por ajustes a obrigatoriedade de justificativa, tanto para a exclusão de estudantes da lista de sugestão de inscrições do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), quanto para a inclusão daqueles não constantes na lista, a ser apresentada pelo coordenador de curso.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um questionário do estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes dos cursos avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação à obrigação de participação do Enade.

Em 2017, o exame vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de: arquitetura e urbanismo, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia e sistemas de informação; dos cursos que conferem diploma de bacharel e licenciatura nas áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras-português, matemática e química; dos cursos que conferem diploma de licenciatura nas áreas de artes visuais, educação física, letras-português e espanhol, letras-português e inglês, letras-inglês, música e pedagogia, e dos cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas, gestão da produção industrial, redes de computadores e gestão da tecnologia da informação.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010