PUC-Rio: Seriedade e compromisso com o ensino superior

O Times Higher Education Latin America University Rankings 2016, acaba de divulgar os resultados das melhores universidades da América Latina. No Brasil, entre as TOP 20, aparecem: USP, UNICAMP, UFRJ, PUC-Rio, UFMG, UNESP, UFSC, UFV, UERJ. Entre as TOP 10 temos: USP, UNICAMP, UFRJ, PUC-RIO, UFMG.

Das 25 Universidades que mais se destacam, chama a atenção o fato de que 4 delas são Universidades Pontifícias: uma no Chile (PUC-Chile) duas no Brasil (PUC-Rio e PUC-RS), e u ma no Peru (PUC-Peru). Das TOP 10 aparecem a PUC-Chile em 3º lugar e a PUC-Rio em 6º lugar. No caso particular da PUC-Rio, a Universidade é líder na América Latina na pesquisa em parceria com a indústria, sendo também a melhor no Brasil no desempenho em Internacionalização, ocupando ainda o 3º lugar na qualidade em pesquisa científica, com posição de liderança no Rio de Janeiro. É bom lembrar que o presente ranking é referência no contexto mundial, utilizando 13 indicadores para a análise do desempenho das Universidades, dentre os quais destacam-se: ensino, internacionalização, pesquisa, citações e parceria com a indústria.

Os resultados deste ranking nos mostram o compromisso de nossas Universidades com a melhoria do ensino e da pesquisa, o progresso da ciência, o serviço que prestamos à sociedade e, no caso das Pontifícias, a seriedade e a importância da presença da Igreja no mundo universitário. Apesar das dificuldades que enfrentamos no contexto latino-americano e brasileiro, as nossas Instituições de ensino superior têm procurado desempenhar com seriedade o compromisso com a melhoria da educação superior. O documento Ex-Corde Ecclesiae, continua nos inspirando tanto para o diálogo da fé com as ciências, como na divulgação dos valores humanístico-cristãos, na excelência acadêmica, e no serviço social e público que prestamos à sociedade.

Na Lei Brasileira, 12.881/2013, as nossas Universidades Católicas e Pontifícias deixaram de ser privadas, ocupando agora a categoria de Universidades Comunitárias. Afinal, prestamos um serviço público à comunidade local e nacional, revertendo nossos poucos recursos para a melhoria do ensino, a manutenção de programa de bolsas para alunos de baixo poder aquisitivo, e o apoio aos inúmeros projetos sociais. Este é o nosso modo de ser católico e comunitário, dando o melhor que temos para a inclusão educacional e o desenvolvimento do país.

Por: Pe. Josafá Carlos de Siqueira SJ – Reitor da PUC-Rio

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010