PUCRS terá bolsas para negros e indígenas e dupla graduação em menos tempo a partir de 2023

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) terá novidades no seu próximo semestre letivo. Entre as iniciativas, está a criação de uma política de ações afirmativas que envolve a oferta anual de bolsas integrais para pretos, pardos e indígenas em todos os cursos de graduação e a implementação de um programa que promete acelerar o processo para aqueles que querem se formar em duas graduações ao mesmo tempo. As mudanças fazem parte do planejamento estratégico da instituição para os próximos cinco anos.

No programa Graduações Consecutivas, o estudante que decide desde o início que quer se formar em dois cursos complementares, poderá concluir as graduações em menos tempo e receber 25% de desconto nas mensalidades do segundo curso. Para isso, o aluno faz desde o começo um percurso integrado. Com a mudança, o último curso deverá ter uma redução de dois anos de duração.

Já era bem presente no nosso currículo essa possibilidade de o estudante poder retornar à universidade para fazer uma segunda graduação, mas, a partir deste ano, eles poderão direcionar seus créditos eletivos já para outra área, e isso faz com que ele conclua as duas graduações em menos tempo, economizando cerca de dois anos — estima Adriana Kampf, pró-reitora de Graduação e Educação Continuada da PUCRS.

A implementação de uma política afirmativa étnico-racial – a primeira da universidade – também está prevista para 2023. Nela, deve ser lançado um edital anual com a oferta de uma bolsa integral por curso de graduação exclusiva para candidatos pretos, pardos e indígenas.

Segundo Adriana, a seleção dos contemplados combinará a autodeclaração racial com aspectos socioeconômicos, além de critérios de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos moldes do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Vamos abrir essas vagas em todos os cursos, desde a Filosofia até a Medicina. Vamos implementando gradualmente, para, ao longo do tempo, termos um volume maior de estudantes contemplados — relata a pró-reitora.

As bolsas serão pagas pela própria PUCRS. Há, ainda, aquelas oriundas de parcerias com empresas como Dell, HP e Santander que concedem subsídio para mulheres nos cursos de Ciência da Computação e Ciências de Dados e Inteligência Artificial. Nesses programas, também é considerado o fator socioeconômico para a escolha das contempladas.

Graduação customizada
Já implementada nos últimos semestres, a flexibilização das graduações deve ganhar mais força nos próximos anos na PUCRS. Com ela, a carga horária de disciplinas eletivas aumentou especialmente nos bacharelados, que, hoje, têm 24 créditos, o que representa em torno de 10% do total cursado em um curso de cinco anos, por exemplo. A ideia é que o aluno personalize o seu estudo como ele quiser, desenvolvendo uma formação de acordo com seus interesses. Há em torno de 70 certificações em áreas diversas para o graduando trilhar.

Nossos currículos têm uma base muito forte de conexão com a sociedade. Quando pensamos nisso, pensamos que os projetos de vida são diferentes, as pessoas têm perspectivas de trajetórias de carreiras também diversificadas e, por isso, os currículos precisam ser capazes de refletir essas diferentes expectativas e conexões — destaca Adriana.

Outra possibilidade que vem nessa esteira, oferecida há um ano, é a de iniciar os estudos em um programa de mestrado e doutorado ainda na graduação. Até então, o graduando só podia cursar disciplinas como aluno especial, mas não fazia parte do programa em si. Com isso, o trabalho de conclusão de curso (TCC) da faculdade pode, por exemplo, ser direcionado já para um projeto de qualificação no mestrado.

Fonte: GHZ