Reitor Gilberto Garcia é o novo Presidente do CNE

O ministro da Educação, Henrique Paim, empossou e reconduziu na tarde desta terça-feira (07), dez integrantes do Conselho Nacional de Educação (CNE). As posses completam o Conselho Pleno do colegiado, que tem entre seus objetivos formular e avaliar a política nacional de educação. Na ocasião, o conselheiro Professor Gilberto Gonçalves Garcia, reitor da Universidade Católica de Brasília (UCB) e membro do Conselho Deliberativo do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) foi eleito presidente do conselho para os próximos dois anos.

 

Durante a cerimônia, Paim destacou a responsabilidade do CNE para definir as diretrizes da educação brasileira e a importância do educador no avanço da educação. “O CNE representa vários setores da educação no Brasil e aponta para a educação como uma política de estado”, afirmou.

 

Foram reconduzidas ao cargo de conselheiras na Câmara de Educação Básica Malvina Tuttman, Nilma Lino Gomes e Rita Gomes do Nascimento, e tomou posse César Callegari, que já ocupou uma vaga no CNE. A Câmara de Educação Superior recebe os novos conselheiros Joaquim José Soares Neto, Márcia Ângela da Silva Aguiar, Paulo Barone e Yugo Okida, além de ter a recondução de Arthur Roquete de Macedo e Gilberto Garcia.

 

Conselho Nacional de Educação

 

O Conselho Nacional de Educação é um órgão independente, com funções consultivas e deliberativas, composto por 24 membros, dividido entre as Câmaras de Educação Básica e Superior.

 

O CNE tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.

 

Além de promove a participação das várias forças sociais, culturais e econômicas, tendo em vista a conciliação social e a formação de consensos alargados em matéria de Educação.

 

A nova composição do CNE ficou assim:

 

Presidente do Conselho Nacional de Educação:
Gilberto Gonçalves Garcia

Conselheiros da Câmara de Educação Básica:
Antonio Carlos Caruso Ronca
Antonio Cesar Russi Callegari
Antonio Ibañez Ruiz
Francisco Aparecido Cordão
José Fernandes de Lima
Luiz Roberto Alves
Malvina Tânia Tuttman
Maria Beatriz Moreira Luce
Nilma Lino Gomes
Raimundo Moacir Mendes Feitosa
Rita Gomes do Nascimento

Conselheiros da Câmara de Educação Superior:
Arthur Roquete de Macedo
Erasto Fortes Mendonça
Gilberto Gonçalves Garcia
Joaquim José Soares Neto
José Eustáquio Romão
Luiz Fernandes Dourado
Luiz Roberto Liza Curi
Márcia Ângela da Silva Aguiar
Paulo Monteiro Vieira Braga Barone
Paulo Speller
Sérgio Roberto Kieling Franco
Yugo Okida

 

 

Trajetória Educacional

O Professor Gilberto Gonçalves Garcia, é reitor da Universidade Católica de Brasília e membro do Conselho Deliberativo do CRUB, foi reitor da FAE Centro Universitário Franciscano do Paraná (1998-2007) e reitor da Universidade São Francisco – USF (2002-2009). Atuou como presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias – ABRUC (2007-2009) e presidente do CRUB (2008-2009).

 

Exerceu a vice-presidência da Câmara de Educação Superior do CNE em 2010 e a presidência em 2012. O Reitor ainda participa de conselhos e comissões de educação superior em associações brasileiras de educação.  É professor doutor adjunto da Universidade São Francisco (USF), e professor adjunto do Programa de Mestrado em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010