Semesp lança a 6º edição do mapa do Ensino Superior no Brasil

O Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior lança no próximo 29 de agosto, em São Paulo, o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2016. O estudo, elaborado anualmente pela Assessoria Econômica do Semesp com base em modelos econométricos, apresenta um panorama completo da educação superior do país ao longo dos últimos 14 anos, abrangendo todos os estados brasileiros e detalhado por mesorregião. Segundo as avaliações do Semesp, uma projetada redução de 3,6% no total de matrículas na rede privada em 2015 (os números finais ainda não foram divulgados pelo INEP) deve refluir em 2016 e se manter estável.

Desenvolvido pelo Semesp desde 2011, o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2016 oferece um registro inédito da taxa de permanência total no Brasil (considerando o ingressante que entrou em 2010 e não abandonou o curso em cinco anos), que chegou a 51,3% na rede pública e a 40% na rede privada. O novo estudo apresenta também a taxa de evasão no 1º ano dos cursos presenciais de graduação na rede privada, que é extremamente menor entre  aqueles que possuem contratos firmados por meio do Fies. Em 2014, período em que foi fechada a maior quantidade de contratos (732 mil), essa taxa chegou a apenas 7,4% para alunos com o Fies e 25,9% entre os que não possuíam o financiamento. A edição 2016 do Mapa inova, também, ao trazer dados extraídos por Big Data.

“Apesar do momento de instabilidade por que passa o país, o setor do ensino superior privado tem feito muito para democratizar e melhorar a qualidade da educação brasileira, ampliando cada vez mais seu papel como agente econômico e social, ao permitir que uma parcela crescente da população do país transforme seus sonhos de acesso ao ensino superior em realidade. Esse estudo serve para embasar e nortear os investimentos do setor privado, mostrar onde há mais carências e onde há saturação no mercado e é um instrumento norteador de políticas públicas”, diz o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

O estudo contempla a evolução do número de matrículas por região em todo o Brasil, nos cursos presenciais, no ensino a distância (EAD) e em cursos tecnológicos de ensino superior das instituições públicas e privadas, destacando os 10 cursos presencias e cinco cursos de EAD e tecnológicos mais procurados. Mostra, ainda, o total de cursos ofertados pelas instituições de ensino superior, de 2000 a 2014, que chegou a 31.642 cursos presenciais e, de 2009 a 2014, o total de 1.368 cursos EAD e 5.933 cursos tecnológicos.

A procedência de alunos matriculados no ensino superior, com a relação dos cursos que apresentam maior percentual de alunos que vieram do ensino médio privado e do ensino público, também é um registro importante do Mapa, assim como a taxa de escolarização líquida, que indica o percentual da população em determinada faixa etária que se encontra matriculada no nível de ensino adequado à sua idade em relação ao total da população de 18 a 24 anos.

O número de trabalhadores empregados com carteira assinada com nível superior completo e o contingente desses trabalhadores com formação apenas no ensino médio também são dados relevantes da publicação, que apresenta ainda a remuneração média dos trabalhadores em relação ao grau de instrução com ensino superior completo.

O Mapa do Ensino Superior 2016 apresenta, ainda, a evolução de 10 anos nas bolsas concedidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e registra o total de contratos firmados pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies) no período de 2010 até o primeiro semestre de 2016.

Por fim, a pesquisa apresenta o número de profissionais dedicados à educação de nível superior na rede privada, que hoje soma em funções docentes 220 mil em exercício e 5 mil afastados e 212 mil exercendo funções técnico-administrativas. Esse contingente foi responsável, em 2014, pela formação de aproximadamente 841 mil alunos (615 mil concluintes em cursos presenciais na rede privada e 226 mil na pública) e 190 mil em cursos EAD, sendo que, desse total, 174 mil concluíram o curso pelo setor privado e 16 mil pelo público.

Serviço:

Encontro Educacional – Lançamento do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2016
Dia: 29 de agosto
Horário: das 9h às 12h30
Local: Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior
Endereço: Rua Cipriano Barata, 2.431 – Ipiranga
Para se inscrever acesse aqui.
Para saber mais, acesse http://www.semesp.org.br/site/

Fonte: Assessoria de Comunicação do Semesp

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010