UEG discute em evento os desafios da formação de professores de línguas em tempos de ensino remoto

Com o tema “Linguagens em tempos inéditos: desafios praxiológicos da formação de professoras/es de línguas”, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) realizará de quinta-feira (17) a sábado (19) o XVI Encontro de Formação de Professores(as) de Línguas (Enfople). O evento, destinado a alunos, pesquisadores e professores de línguas, será realizado 100% online, com transmissão das palestras e rodas de conversas pela UEG TV.

“Quando a gente fala em praxiologia nós estamos pensando no modo de ser, de fazer. É como se a gente juntasse a teoria e prática. Não tem um modelo, uma fórmula, mas é como as comunidades se reúnem e elas acham soluções para os problemas que são impostos. A escola tem sempre que se reinventar e resolver problemas”, explica a gestora da UEG Inhumas e coordenadora geral do Enfople.

Segundo Carla Conti, um dos desafios aos quais os profissionais e estudantes foram expostos é a educação remota, sem a presença em sala de aula. A gestora explica que o ensino e o modo de transmitir o conhecimento precisa se adaptar a esse novo formato.

“Toda essa mudança de formato do presencial para o ensino remoto, que não é uma mudança para sempre, mas nesse momento temos que compreendê-las como as ferramentas que os professores têm”, afirma. “Como se comunicar nesse formato, como vou chegar no meu aluno, como tratá-lo, como ensinar nesse formato mediado pela telinha”, questiona.

As inscrições para ouvintes ainda podem ser feitas clicando aqui. Já as inscrições para apresentação de trabalhos foram encerradas no último dia 7 de agosto.

Programação

No dia 17, quinta-feira, a partir das 9h da manhã, acontecerão quatro painéis temáticos. Já a abertura oficial do Encontro será às 19h, com a conferência “Linguagens em tempos inéditos: desafios praxiológicos da formação de professores/as de línguas”, com as professoras Clarissa Jordão (UFPR) e Rosane Rocha Pessoa (UFG), com mediação da professora Valéria Rosa da Silva, da UEG.

Assista à entrevista na íntegra no Tom Maior #99 a partir de 00:40:00

Confira a programação completa do XVI Enfople

Foto: Sagres TV
Fonte: Sagres Online