Problemas de saúde, em especial os nutricionais, são tema de projeto da Universidade Federal do Acre (UFAC) selecionado no Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia. Os pesquisadores produzirão dados para embasar estratégias para enfrentar essas consequências da disseminação da COVID-19.
Margarida Carvalho, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, observa que o objetivo da iniciativa é usar a ciência como meio de melhorar as condições de vida das pessoas. “O projeto contribuirá com informações relevantes do impacto da pandemia nas condições sociais e de saúde, nos aspectos nutricionais e na situação alimentar de universitários, adultos e idosos das diferentes regiões do Brasil, permitindo a definição de estratégias de intervenção”, explica.
O projeto é multicêntrico. Participam também a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade de São Paulo (USP).
Sobre o programa
O PDPG – Impactos da Pandemia é o quarto edital do Programa Estratégico Emergencial de Prevenção Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, que tem a finalidade de incentivar estudos sobre a prevenção e o enfrentamento à COVID-19 e outras doenças. Estão previstos investimentos de até R$25,1 milhões.
Fonte: Capes