Unati amplia acesso da terceira idade nas atividades da PUC Goiás

A Universidade Aberta à Terceira Idade da PUC Goiás (Unati), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil, adianta algumas iniciativas para 2014: neste semestre, por meio do Projeto 1000, o número de vagas para acesso gratuito às oficinas gratuitas oferecidas nas mais diversas áreas do conhecimento, foi aumentado de 420 para 1000. O intuito é atender um maior número de idosos residentes em Goiânia, de forma a estimular o envelhecimento saudável. A Unati oferece atualmente 59 oficinas e 40 professores compõem o corpo docente.

 

As oficinas englobam diversas modalidades, tais como Teatro, Envelhecimento Bem Sucedido, Equilíbrio, Nutrição, Inglês, Espanhol, Ioga, Hidroginástica, Fisioterapia Preventiva, Português, Memória, Coral, entre outras. Para participar das atividades da Unati, é necessário ter idade mínima de 50 anos e é permitida a inscrição em, no máximo, três oficinas. A aula inaugural da Unati ocorre no próximo dia 17 de março, às 14 horas, no Auditório da Área 4 (Praça Universitária), em Goiânia.

 

A Unati faz parte de uma das iniciativas do Programa de Gerontologia Social da universidade (PGS), que além de organizar atividades voltadas à terceira idade, tece articulações, realiza pesquisas científicas, promove e apoia eventos de entidades parceiras que tenham como missão e causa estimular a saúde, o bem-estar e a defesa dos direitos da pessoa idosa. Os alunos das oficinas também realizam apresentações em grandes eventos promovidos pela PUC Goiás, entre eles, a Jornada da Cidadania e a Semana de Arte e Cultura, ambos de cunho extensionista e com a prestação de serviços gratuitos à população.

 

História de Vida

 

A Unati já faz parte da vida de Paulo Roberto há dois e meio. Aposentado, o ex-gerente de vendas e esportista concilia as atividades de síndico no prédio onde mora, com as oficinas da Universidade, dando, assim mais dinamismo ao seu cotidiano. Atualmente com 70 anos de idade, casado, pai de três filhos e alguns netos, Paulo já teve a oportunidade de fazer uma viagem em junho do ano passado para a Europa, conhecendo os países de Portugal e França, excursão organizada pelo próprio Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás.

 

“Quem me dera se, com 15 anos, eu tivesse a experiência que tenho hoje! Eu adoro a Unati e tive a oportunidade de voltar a estudar com 68 anos de idade. E aprender com professores da PUC Goiás é uma honra, pois é uma universidade reconhecida”, ressalta.  Neste semestre, o veterano irá participar da oficina Habilidade, Linguagem e Memória.

 

“Já viajei pelo norte do País e tenho memória boa. Sei desenhar o mapa dos lugares por onde passei. Mas quero melhorar ainda mais a minha capacidade de memorização”, enfatiza.

 

Serviço:

 

Mais informações sobre a Unati podem ser obtidas no telefone: (62) 3946-1339. Visite também o site: www.pucgoias.edu.br

 

Fonte: Divisão de Comunicação Social da PUC Goiás

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010