Unijorge e Uneb oferecem atendimento psicológico gratuito durante a quarentena

A iniciativa conta com o atendimento voluntário de psicólogos, ex-alunos e integrantes do Programa de Extensão do curso de Psicologia da Unijorge.

A medida mais eficaz de precaução para evitar o contágio do novo coronavírus é o isolamento. No entanto, entendemos que o período de afastamento social pode trazer repercussão sobre a saúde mental da população. Angústia, desamparo, medo diante do desconhecido, ansiedade, sentimento de impotência, são alguns dos principais sintomas que uma pessoa pode apresentar. Para ajudar as pessoas a enfrentar da melhor forma possível o momento atual, um grupo de psicólogos voluntários, formado por ex-alunos do curso de Psicologia da Unijorge, resolveu prestar atendimento gratuito a quem precisa.

A professora Jackeline Krushewsky, coordenadora do Plantão Psicológico explica que a ideia surgiu do atendimento presencial que já acontecia na própria Unijorge para a comunidade interna, alunos e colaboradores. “Diante do contexto que estamos vivendo, de isolamento social, pensamos em continuar com a proposta do acolhimento, estendendo essa escuta também para a população de uma maneira geral”, ressalta.

A iniciativa faz parte do programa de extensão do curso de Psicologia da Unijorge e os atendimentos são realizados pelos plantonistas do Serviço de Psicologia, através do telefone e duram uma média de 20 minutos. A prestação de serviços psicológicos por meio de ferramentas de comunicação como telefone ou videoconferência é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), que autoriza a oferta online de serviços a exemplo de consultas e atendimentos psicológicos.

“Em uma situação de pandemia é sempre importante ter com quem conversar para tentar entender o que está sentindo, encontrar vias de possibilidades para lidar com o momento, como uma prevenção mesmo”, garante a coordenadora do Plantão Psicológico. A professora Jackeline Krushewsky aconselha, ainda, a não esperar o adoecimento. “Caso esteja sentindo sintomas como ansiedade, medo, desamparo, desorientação sobre o que está acontecendo, é importantíssimo buscar um apoio psicológico”, adverte.

Parceria com a Uneb

Além do público em geral, uma parceria firmada entre a Unijorge e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), irá possibilitar que o atendimento do Plantão Psicológico seja ampliado e possa beneficiar também alunos, professores e profissionais dos diversos campi da universidade estadual. Clique aqui e tenha acesso à lista completa dos profissionais que integram o Plantão Psicológico da Unijorge e os respectivos dias e horários de atendimentos.

Fotos: DIVULGAÇÃO/UNIJORGE

Fonte: G1