Unimontes promove o Workshop Biologia Remota, com debate sobre a “Educação em Tempos de Covid-19”

Montes Claros – Com minicursos, mesas redondas e rodas de conversa, a Universidade Estadual de Montes Claros promoverá em agosto o Workshop Biologia Remota. A temática está associada ao período de pandemia do Novo Coronavírus: “Educação em Tempos de Covid-19”. O evento no formato virtual é aberto aos acadêmicos de licenciatura e bacharelado, mestrandos, doutorandos, professores da educação básica e do ensino superior e pesquisadores das diversas instituições relacionadas às Ciências Biológicas.

A programação será entre os dias 10 e 21/8, com inscrições gratuitas pelo site www.even3.com.br/biologiaremota. Haverá, ainda, mais duas oportunidades de participação: sessões de relatos de experiência e apresentação de trabalhos científicos. As inscrições para submissão podem ser feitas até 5 de agosto, em três modalidades (resumo expandido, resumo simples e trabalho completo). As áreas temáticas relacionadas são “Ciência e Tecnologia”, “Meio Ambiente” e “Saúde”.

“Na organização do evento, procuramos direcionar as atividades ao processo de formação docente em Biologia nestes tempos de maior aplicação das ferramentas remotas”, explica o professor Guilherme Araújo Lacerda, coordenador didático do curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Unimontes.

O cadastro pode ser feito na própria plataforma Even3. A projeção é de reunir, em média, 300 participantes. O Workshop oferece, ainda, a oportunidade de participar do Concurso Fotográfico: “O manifesto da vida de forma remota”.

TEMÁTICAS

Os subtemas relacionados para as palestras são os seguintes: “Avaliação durante o período remoto”, “Atenção à Saúde Mental do Estudante Universitário” e “Avaliação durante o período remoto”. O minicurso abordará as “Vídeo-aulas” e, nas conferências “Google for Education”, “Prezi na criação de slides dinâmicos e interativos” e “Aplicativos e programas no ensino de Ciências”.

A roda de conversa abre espaço para debater os “Programas Docentes da CAPES” e as mesas redondas analisarão o “Estágio Supervisionado Remoto” e a aplicação do “Podcast na educação básica”.

“Com a propagação da Covid-19 no Brasil e o consequente fechamento das escolas, torna-se necessário pensar em ações práticas e, ainda, viabilizar soluções para que a aprendizagem remota se torne alternativa real aos alunos na mesorregião do Norte de Minas. Isso pode garantir e fortalecer a aprendizagem adequada e o ensino de qualidade que defendemos”, conclui o professor Guilherme Lacerda, doutor em Fisiologia Vegetal e pós-doutor em Biologia Molecular de Plantas.

Mais informações pelas redes sociais do evento @bioremota (Twitter, Facebook e Instagram) e, também, pelo e-mail workshopbr.contato@gmail.com

Fonte: Jornal Montes Claros