Unimontes recebe inscrições para formadores do PNAIC até o dia 10

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) sedia um dos polos de capacitação de professores alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Pnaic –, do Ministério da Educação (MEC). A universidade divulgou o edital do processo seletivo para o preenchimento de oito vagas para professores formadores e uma vaga para supervisor do programa.

 

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 10, das 13 às 18 horas, na sala 70 do prédio 2, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, sede do Centro de Ciências Humanas (CCH). O processo seletivo será dividido em duas etapas: prova de títulos/análise curricular – cujo resultado será divulgado em 15 de janeiro –; e entrevistas, marcadas para 16 de janeiro. A divulgação do resultado final da seleção está previsto para o próximo dia 20. Confira o edital aqui.

 

Parceria

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados, do Distrito Federal e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade – ao final do 3º ano do ensino fundamental. As instituições públicas de ensino superior parceiras do programa são responsáveis pela capacitação dos orientadores de estudos, que vão atuar junto aos professores alfabetizadores das escolas estaduais e municipais – o chamado efeito multiplicador.

 

Conforme explica a Professora Geisa Magela Veloso, coordenadora geral do Polo Unimontes/Pnaic, durante o ano de 2013, a universidade realizou ações de formação previstas pelo programa em 120 municípios, com ênfase na área de Linguagem. Neste mesmo período, a Unimontes contou com uma equipe de 10 professores formadores, que atuaram junto a 176 orientadores de estudo responsáveis pelo acompanhamento de cerca de 3,4 mil professores alfabetizadores.  Em 2014, a equipe será ampliada com a inserção de 8 novos profissionais, que atuarão na área da Alfabetização Matemática, sendo que até o dia 28 de fevereiro, os municípios que não participaram do programa em 2013 poderão fazer adesão junto ao Ministério da Educação, por meio do Programa de Ações Articuladas (PAR).

 

Fonte: Unimontes

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010