A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc) assinaram nesta terça-feira, 2, um acordo de cooperação técnico-científico para o desenvolvimento de ações de qualificação em comércio exterior.
O termo faz parte do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), desenvolvido por meio de parceria entre a Escola de Negócios da Univali e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil). O objetivo do Peiex é qualificar gratuitamente empresas para exportar de forma segura e planejada.
No processo de qualificação as empresas conhecem as variáveis do processo de exportação desde a habilitação de documentos, tributação, logística, inteligência comercial, sistema de crédito específico, preço do produto, catálogo até a participação em feiras e missões internacionais. As empresas recebem também consultoria individualizada e um plano de negócios internacional específico para cada participante.
“Na edição anterior o Peiex capacitou 148 empresas de Santa Catarina e 20 delas eram associadas da Acibalc. Reconhecemos o grande potencial desta região e vamos trabalhar para ampliar este número no novo ciclo”, explica a coordenadora do programa na Univali, professora Giselda Cherem.
A expectativa para o segundo ciclo do Peiex é atender cerca de 225 empresas localizadas no Litoral, Norte e Vale do Itajaí.
“Estamos muito felizes com a assinatura desse convênio, pois acreditamos demais na capacidade do Peiex e na força que teremos ao unir a nossa marca à Univali. Estamos criando um núcleo específico de comércio exterior justamente pela grande demanda nessa área e ter a Univali como parceria neste momento é fundamental para atendermos as necessidades dos mais de 400 associados da entidade”, destaca Héderson Cassimiro, presidente da Acibalc.
“Oficializar este convênio com a Acibalc é mais um importante marco neste programa que vem crescendo a cada edição. O Peiex amplia de maneira exemplar o desenvolvimento econômico e social da região, bem como fortalece o processo de internacionalização da Univali. Agradecemos a confiança da Acibalc e temos certeza que esta parceria seguirá rendendo importantes frutos”, finaliza o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
Fonte: Univali