Universidade de Brasília lança “Portfólio de Pesquisa da UnB: impactos em Brasília e no Distrito Federal”

O portfólio apresenta quase 200 projetos de pesquisa, extensa e/ou ensino distribuídos entre as grandes áreas do conhecimento (Ciências Exatas e Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Vida) e por unidades acadêmicas

No 61° aniversário de Brasília, cabe lembrar as fortes vinculações entre a história da cidade e a história da Universidade de Brasília, hoje evidenciadas pelo grande número de projetos de pesquisa, extensão e ensino, coordenados por pesquisadores dessa Universidade, que visam solucionar ou mitigar problemas que afetam o Distrito Federal e entorno, em intervenções concretas na cidade e em colaboração com os governos federal, distrital e o setor produtivo.

A pesquisa na Universidade de Brasília, assim como o ensino e a extensão, vem crescendo em quantidade e qualidade. A diferenciada e robusta infraestrutura de pesquisa, organizada ao longo de quase 6 décadas, reflete-se na formação de excelência de profissionais e em soluções inovadoras de problemas que afetam Brasília e o Distrito Federal. Crescem o número de publicações (artigos, livros, capítulos de livros), o impacto de citações e a inserção dos docentes da Universidade como pesquisadores de renome, além da ampliação contínua de projetos e ações em âmbito internacional.

Assim, tendo em vista a relevância para a Universidade de Brasília de mensurar de forma quantitativa e qualitativa o impacto regional de sua pesquisa e produção científica/tecnológica vinculada à agenda dos 60 anos de Brasília, o Decanato de Pesquisa e Inovação apresenta o Portfólio de Pesquisa da UnB: impactos em Brasília e no Distrito FederalO portfólio tem como objetivo registrar parte da produção de conhecimento científico ligado à região, além de incentivar a sinergia entre pesquisadores e extensionistas da UnB das diversas áreas do conhecimento que pesquisam temas e desenvolvem ações sobre Brasília e o Distrito Federal, divulgando-os à sociedade.

O portfólio apresenta quase 200 projetos de pesquisa, extensão e/ou ensino, distribuídos entre as grandes áreas do conhecimento (Ciências Exatas e Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Vida) e por Unidades Acadêmicas da Universidade de Brasília, a partir de informações disponibilizadas pelas próprias unidades. Um total de 50 professores/pesquisadores que coordenam os projetos são apresentados, representando parte do enorme coletivo da UnB que colabora com a cidade. A sequência de apresentação dos projetos, por área e por unidade, mostra primeiramente o grupo de projetos vigentes, a partir do mais recente, e em seguida projetos já encerrados.

Dentre os projetos mais recentes, destacam-se pesquisas vinculadas ao estudo da arquitetura e urbanismo e suas transformações, estudos históricos em geral, questões sociais e econômicas, questões ambientais relacionadas ao cerrado, à biodiversidade, a aspectos de consumo e abastecimento de água, ao combate a doenças e epidemias locais, evidenciando-se também projetos ligados à pandemia do novo Coronavírus. Um leque de competências e expertises da universidade, trazendo à luz questões e problemáticas de cunho local, com contribuições expressivas construídas muitas vezes em cooperação com agentes locais, para destrinchar soluções e propostas ou simplesmente para registrar a memória do que se passou para as gerações futuras.

A intenção do Decanato de Pesquisa e Inovação ao propor este portfólio, elaborado a partir do Programa Especial UnB nos 60 anos de Brasília, em 2020, é apontar uma pequena parte do que vem sendo feito dentro da Universidade. A partir destes exemplos, muitos outros projetos podem ser encontrados, em especial utilizando o sistema de busca por palavras-chave ou nomes no portal de Pesquisa da Universidade de Brasília, no endereço www.pesquisar.unb.br. Navegue e encontre outros projetos e ações, pesquisadores, professores e extensionistas!

Um ano depois, nesta comemoração dos 61 anos de Brasília, a Universidade de Brasília, irmã e parceira da cidade, registra uma pequena amostra desta história em comum, desejando uma rede de colaborações cada vez mais estreitas, produtivas e qualificadas, que tragam benefícios vida da população local a curto, médio e longo prazo.

Boa leitura!

Profa. Cláudia Naves David Amorim – Diretora de Pesquisa

Profa. Maria Emília Machado Telles Walter – Decana de Pesquisa e Inovação

Link para o PDF do arquivo aqui

Fonte: Universidade de Brasília

#Universidade de Brasília