Internacionalização e integração regional são um dos eixos da CRES+5

Ao todo, 12 eixos temáticos serão abordados na Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe, que ocorrerá de 13 a 15 de março, em Brasília (DF)

O Eixo 3 da CRES+5 — reunião de acompanhamento da III Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (CRES 2018) — terá como tema “Educação superior, internacionalização e integração regional da América Latina e Caribe”. A CRES+5 será realizada de 13 a 15 de março, em Brasília (DF), com o objetivo de analisar as conquistas do ensino superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior.  

Durante a CRES 2018, destacaram-se vários temas que continuam sendo cruciais para o trabalho desse eixo. Entre estes, estão a consolidação da cooperação regional por meio do reconhecimento de estudos, graus, diplomas e competências, o fortalecimento da integração acadêmica regional, especialmente mediante redes e consórcios como o Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces) e a promoção da Cooperação Sul-Sul como um enfoque humanista e solidário de cooperação internacional.  

Outro ponto crucial do Eixo 3 é o fato de que o papel da internacionalização também é assinalado como ferramenta fundamental para a transformação da educação superior, favorecendo a formação de cidadãos e profissionais comprometidos com a interculturalidade, capazes de conviver e trabalhar nas interrelações entre o territorial e o global. Nesse sentido, recomenda-se a inclusão da internacionalização nos processos de formação de professores, pesquisadores e trabalhadores da educação superior, bem como a consolidação da dimensão internacional nos três níveis do processo educativo (os processos de ensino-aprendizagem, a estrutura curricular e o conteúdo) e no desenho de políticas institucionais.  

No tocante às temáticas emergentes, destaca-se a entrada em vigor da nova Convenção Regional para o Reconhecimento de Estudos, Títulos e Diplomas na Educação Superior na América Latina e no Caribe, em outubro de 2022, e a Convenção Mundial sobre o Reconhecimento de Qualificações Relativas à Educação Superior, em março de 2023, que conferem nova ênfase à mobilidade acadêmica e à empregabilidade a nível internacional.  

Da mesma forma, a utilização ampliada das tecnologias de informação no sistema educativo tem gerado novas dinâmicas de conexão e colaboração nas e entre as comunidades acadêmicas de diferentes países. Isso vem moldando um novo paradigma de internacionalização, que requer abordagens institucionais inovadoras, assim como a construção de capacidade para o aproveitamento positivo de tendências tecnológicas em constante evolução.  

Participantes – Os especialistas que lideram a construção do Eixo 3 são: Diana Araujo Pereira, reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), no Brasil; Maritza Rondón Rangel, reitora da Universidade Cooperativa da Colômbia (UCC); Nicolas Maillard, professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Brasil; e Telémaco Talavera Siles, coordenador-geral do Kairós-Educação, na Nicarágua. 

Documento-base – Já estão disponíveis as minutas dos documentos-base resultantes das atividades dos Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis por cada eixo temático da CRES+5, o evento de acompanhamento da CRES 2018. As minutas desses documentos serão discutidas em breve na quarta reunião preparatória da CRES+5, que ocorreu em Havana, Cuba, nos dias 7 e 8 de fevereiro.   

A chamada regional para contribuições à CRES+5 continua aberta, a fim de que instituições, organizações e redes de educação superior da América Latina e do Caribe possam participar (por meio de formulário específico) da construção coletiva da reunião de acompanhamento da Conferência, com comentários ou documentos que reflitam suas considerações diante dos principais desafios enfrentados pela educação superior na região. 

 As contribuições recebidas serão revisadas pelos especialistas responsáveis por cada um dos 12 eixos temáticos da Conferência, que devem avaliar sua relevância para a inclusão na preparação do documento-base correspondente ao seu respectivo eixo temático. 

CRES+5  A reunião de acompanhamento da CRES 2018, chamada de CRES+5, está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em conjunto com o Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC-UNESCO). O público-alvo da Conferência são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente.    

Entre as atividades para a reunião de acompanhamento, foram organizadas diferentes instâncias de debate aberto e participativo na região, como parte do processo de construção metodológica do evento. Ao longo de 2023, ocorreram reuniões presenciais em Córdoba (Argentina), Puebla (México) e Assunção (Paraguai). Além disso, foram realizadas consultas públicas virtuais preparatórias, a fim de debater e coletar informações sobre os 12 eixos temáticos da CRES+5, bem como contribuir para a realização da Conferência. A quarta reunião preparatória foi realizada em Havana, nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2024, no âmbito do Congresso Universidade 2024. 

As inscrições para a CRES+5 podiam ser feitas até o dia 13 de fevereiro de 2024, peloformuláriodisponível no respectivosite. Mais informações sobre a Conferência podem ser obtidas por meio dosite ou do e-mail cres5@unesco.org.    

CRES  A III Conferência Regional de Educação Superior (CRES), realizada em Córdoba (Argentina) em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018-2028. Além disso, assumiu o compromisso de realizar uma reunião de acompanhamento cinco anos depois (CRES+5), visando promover um processo participativo para destacar o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente após a crise pandêmica da Covid-19. A CRES+5 será uma oportunidade para analisar as conquistas do ensino superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior, em 2028. 

 

Fonte: MEC 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e do IESALC-UNESCO