Capes e FOPROP debatem sobre a pós-graduação com reitores do CRUB

Fotos: Alberto Ruy

   Fotos: Alberto Ruy

Na tarde desta quarta-feira (16) reitores e pró-reitores das universidades associadas ao Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), participaram na sede da Entidade em Brasília, de um seminário para discutir as novas regras do Qualis e produção científica no âmbito da pós-graduação no Brasil.

O presidente do CRUB, reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Prof. Wolmir Amado saudou os presentes e reforçou a seriedade do debate dos temas abordados no seminário. O vice-presidente do Conselho, reitor Benedito Guimarães Aguiar Neto (UPM), também saudou os presentes e destacou a importância da participação de todos os dirigentes e pesquisadores no fortalecimento da pós-graduação no Brasil.

_DSC2015Na oportunidade o Coordenador Adjunto de mestrado profissional na área de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), prof. Valdir Fernandes apresentou os números referentes aos cortes e a realidade das novas atividades no âmbito das ofertas de bolsas de pós-graduação na CAPES, além de apresentar as linhas de ação de Stricto Sensu e os desafios da nova gestão da CAPES.

O professor Valdir também falou da evolução do sistema Nacional de pós-graduação e de discentes e egressos da pós-graduação de 2004 a 2014. Ele citou os dados da produção científica no Brasil e no mundo. O coordenador da Capes disse que ainda não era possível apresentar as novas regras do Qualis, uma vez que as mesmas ainda estão sendo discutidas ainda no âmbito da Coordenação.

_DSC2045A produção científica, os impactos e perspectivas na pós-graduação foram apresentados pela Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da PUC Goiás e representante do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação (FOPROP), Professora Dra. Milca Severino Pereira, na ocasião a pró-reitora falou das parcerias do FOPROP em torno do sistema de pós-graduação e pesquisa no Brasil e do impacto da produção científica, além demonstrar a preocupação do Fórum de Pró-Reitores em relação aos cortes e o fomento da Pós-Graduação no país.

A iniciativa do CRUB de trazer para debate a produção científica no âmbito da pós-graduação é a criação de uma oportunidade para os reitores e pró-reitores discutirem os desafios e trocarem experiências em torno dos impactos da pós-graduação no país.

O Evento foi uma iniciativa do CRUB com o apoio do FOPROP.

Lançamento da revista Educação Brasileira edição 2015

_DSC2105Após o término do seminário o ex-reitor da UPM e ex-presidente do CRUB, e editor da revista prof. Manassés Claudino Fonteles (UECE) realizou o lançamento da edição nº 74/75 da revista Educação Brasileira do CRUB que é publicada pelo Conselho desde 1978, sendo assim o periódico, em sua circulação de maior longevidade na sua categoria. Este número da revista faz parte das comemorações do jubileu de ouro do CRUB, que completa o seu cinquentenário em 30 de abril de 2016.

Essa edição da revista traz artigos dos reitores da PUC-Rio e da Belas Artes, Prof. Josafá de Siqueira e Prof. Paulo Cardim, além de outros cinco artigos de pesquisadores e professores que contribuíram com seus conhecimentos técnicos e científicos para este número da Revista Educação Brasileira.

capa revista crub 2015

Para solicitar a assinatura da revista educação brasileira, envie e-mail para crub@crub.org.br, lembramos que cada edição tem um número limitado de periódicos para distribuição.

Aos interessados em ser um colaborador da Revista Educação Brasileira, veja aqui as orientações para o envio dos artigos. As colaborações para a revista devem ser inéditas e a publicação dos artigos não é remunerada. Os artigos devem abordar temas atuais e de interesse comum dos diferentes segmentos universitários (Federais, Estaduais, Municipais, Comunitárias e Particulares), bem como de trabalhos que lhes proporcionem um melhor conhecimento mútuo. A aceitação do artigo se dará pelo Conselho Editorial da revista.

Em seguida todos foram convidados para a solenidade de transmissão de cargo e posse da nova diretoria do CRUB para o biênio 2015-2017.

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010