CAPES participa de debate sobre inovação e sustentabilidade

Realizado pelo MEC, seminário abriu espaço para a discussão de ações estratégicas nas instituições federais de ensino

Ao participar do II Seminário Nacional para Fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior, nesta quinta-feira, 29, Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, destacou a importância da ciência realizada nas instituições brasileiras de ensino superior e pesquisa e reforçou que as experiências do País devem ser exemplos para outras nações, principalmente as do hemisfério sul. O evento, realizado pelo Ministério da Educação, discutiu temas como inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.

A cooperação entre os diferentes setores da sociedade também foi mencionada pela gestora: “ainda precisamos investir mais em alta tecnologia e incrementar parcerias entre a academia e o setor empresarial”, afirmou.  Para a presidente da CAPES, o Brasil tem uma produção científica nas áreas de agronomia, engenharia e medicina, “de grande relevância”, mas o País precisa transformar essa produção do conhecimento em produto, “gerando emprego, renda e alta tecnologia”.

Para a presidente da CAPES, o Brasil pode, de formar rápida, impulsionar a ciência de ponta, contribuindo para o desenvolvimento social do País. Como ações ela mencionou a execução de Programas estratégicos associados à indústria e o incentivo à formação em nível de doutorado que atendam às necessidades da sociedade brasileira. “Queremos que haja uma ampliação do número de doutores para que atuem no setor empresarial. Sem isso, não vamos conseguir fazer essa transformação em alta tecnologia, nem a transição energética e social para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e ter menos desigualdade”, explicou.

Sobre o evento
O II Seminário Nacional para Fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior: Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade, realizado em Brasília, debateu ações estratégicas nas instituições federais de ensino superior e nos institutos federais com o objetivo de contribuir com soluções sustentáveis para o desenvolvimento do Brasil. Com cerca de 200 participantes, o evento abordou, ao longo do dia, dois temas: a universidade na nova agenda do desenvolvimento inclusivo e sustentável e os instrumentos e desafios para a integração dos institutos de ciência e tecnologia com as empresas.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.

Fonte: CAPES