A Coordenação Nacional de Apoio à Implantação das Diretrizes Nacionais Curriculares de Engenharia (DCNs), reuniu-se dia 10/09, para compor a Comissão Executiva Nacional de suporte à implantação da DCNs, cujo objetivo é ampliar a mobilização em trono das experiências já consignadas por diversas Escolas de Engenharia no Brasil e incentivar as ações no conjunto das Instituições e cursos visando a transformação associada às DCNs.
Na ocasião, ocorreu a primeira reunião virtual com a Coordenação Nacional e dos membros indicados à Executiva, entre eles, a Reitora Lia Quintana, vice-presidente do Crub, para a Coordenação Nacional de Apoio à Implantação das Diretrizes Nacionais Curriculares de Engenharia (DCNs).
Nas discussões anteriores percebeu-se que os objetivos pretendidos vão além da implantação das novas DCNs no curso de Engenharia. Na verdade, faz-se necessário “modernizar” os cursos de Engenharia, tendo a qualidade como referência principal. Com esse intuito, algumas propostas foram delineadas:
· Formular um planejamento estratégico para a CN-DCNs;
· Formar parcerias entre as Instituições que estão se dedicando aos estudos e à implantação das novas DCNs;
· Elaborar documentos de orientação sobre os diversos aspectos que compõem as DCNs;
· Criar Programa Nacional de Capacitação Docente a partir de parceria entre as Instituições interessadas;
· Realizar reuniões em separado com INEP, CAPES, CNPq e SESU para tratar da “modernização” dos cursos de Engenharia;
· Realizar reuniões com as IES que está implantando as DCNs, para saber destas o que seria necessário para esta implantação.