Comissão de Educação debate pós-graduandos no mercado de trabalho

Durante audiência pública da Comissão de Educação do Senado Federal, ocorrida nesta terça-feira, 26 de março, Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, defendeu a importância do investimento na pós-graduação para que o Brasil se mantenha entre os países que mais produzem ciência no mundo. “O Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) é, sem dúvida, o motor para o desenvolvimento do País”, afirmou.

Ao falar sobre perspectivas dos pós-graduandos no mercado de trabalho no século 21, a gestora apresentou dados sobre o número de doutores e mestres no País e a quantidade de artigos publicados. Ela ponderou que ambos crescem juntos e que este é o caminho que para que “a ciência saia da universidade e o conhecimento seja transformado em emprego e renda para a população”.

Denise explicou que desde a década de 1970 até o ano de 2023, o número de programas de pós-graduação (PPG) passou de 167 para 4.777, tendo havido, também, uma ampliação na oferta por região. Atualmente, há PPG em todas as regiões do País, cenário diferente de 60 anos atrás, quando as ofertas eram exclusivamente nas regiões Sul e Sudeste.

Com relação aos desafios, a gestora ressaltou a necessidade ampliar o número de pessoas que ingressam na pós-graduação, considerando que em 10 anos, este total cresceu menos de 10%. “Nesse ritmo não vamos alcançar a média da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) em termos de percentual de doutores na população”, constatou. Também lembrou que a pandemia e o subfinanciamento ocorrido entre 2016 e 2022 impactou a previsão de mestres e doutores previstos no Plano Nacional de Educação.

A apresentação na íntegra pode ser conferida na página da TV Senado no YouTube.

Fonte: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)