Conheça as soluções da Bibliotheca para sua IES

A biblioteca de sua instituição pode e deve ser agente transformador, extensão da formação acadêmica e um instrumento poderoso na retenção de alunos.

A biblioteca universitária possui um papel primordial: dar o suporte ao ensino difundido dentro da universidade, assim como às atividades de pesquisa e extensão realizadas pela instituição de ensino a qual pertence.

Por isso, é primordial que as bibliotecas universitárias sejam valorizadas e modernizadas, e que os professores da instituição incentivem a utilização desse espaço de saber em seus alunos, indicando bibliografias e livros presentes no acervo, auxiliando no atendimento de normativas do MEC, e também dando o suporte para a vida acadêmica de seus alunos.

Além disso, atualmente, com a evolução da tecnologia e do conhecimento humano, muitas bibliotecas universitárias têm se adaptado aos processos de inovações tecnológicas. Assim, elas têm se transformado não somente em um acervo de materiais literários e científicos, mas também em locais de disseminação de informações e conhecimento e intercâmbios com outras instituições nacionais e, até mesmo, internacionais.

Entre os desafios hoje enfrentados pelas instituições do mundo inteiro, estão os custos operacionais, encantamento e otimização do atendimento de alunos em busca de retenção e com isso a estabilização financeira das instituições. Um olhar importante, as bibliotecas universitárias como veículo poderoso de retenção de alunos, traz a possibilidade de transformar este espaço democrático dentro de uma instituição e otimizar as atividades operacionais para redução de custos.

A automação destes espaços, com tecnologia que possibilita o autoatendimento e administração de processos operacionais é possível com a implantação de tecnologia RFID que proporcionará a liberdade do usuário em acesso aberto, e equipe otimizada para atividades intelectuais. Além disso, a mesma tecnologia traz a segurança patrimonial dos itens bibliográficos, investimento importante e expressivo nas instituições.

Sendo assim, a automação com a tecnologia RFID busca atender dois pilares tão importantes para as instituições de ensino da atualidade: OPEX e Retenção de alunos.

Bibliotecas no Brasil e no Mundo já estão se reinventando, e transformando seus espaços e operações em busca da manutenção desses dois pilares, com sistemas de autoatendimento buscando a expansão de horários de atendimento sem aumento de custos, o atendimento automatizado reduzindo o custo com funcionários para atividades operacionais e a aplicação da tecnologia em todos os processos da biblioteca, otimizando os investimentos neste organismo.

Nós da empresa Bibliotheca Sistemas do Brasil, uma empresa Suíça, dedicada exclusivamente ao setor de bibliotecas, possuímos 30 mil clientes no mundo todo, com vários exemplos de sucesso no Brasil. Possuímos toda a solução integrada para atender as necessidades atuais de bibliotecas universitárias focando fortemente em otimização de atendimento de usuários e redução de custos operacionais. No mercado há mais de 45 anos proporcionando às bibliotecas de todo o mundo tecnologia, automação e modernização, atraindo novos alunos e se destacando no mercado das Universidades.

Investindo na modernização de sua biblioteca além de destacar-se no mercado, ainda existe a vantagem financeira, onde existe a redução de gastos com pessoal e com a perda/furtos de materiais que compõe o acervo.

Ficamos à disposição para sanar dúvidas e apresentar um projeto que melhor atenda às necessidades de sua biblioteca.

Nós estamos localizados: Av José de Souza Campos, 1549 | Campinas, São Paulo | Brazil E-mail: comercial-br@bibliotheca.com Telefone: (19) 2515-7930

Para conhecer nossas soluções, acesse: https://www.bibliotheca.com/pt-br/

 

Texto produzido pelo Grupo Bibliotheca
O conteúdo deste texto é de inteira responsabilidade do Anunciante Grupo Bibliotheca.

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010