CRUB participa da 86ª Reunião Ordinária do Conselho Superior da CAPES

No último dia 28 foi realizada, em Brasília, a 86ª Reunião Ordinária do Conselho Superior da CAPES. O CRUB esteve representado pela Professora Gisele Silveira Coelho Lopes, Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da UNESC.

Durante a reunião foram atualizadas as informações sobre o Plano Nacional de Pós-graduação. A comissão do PNPG foi instituída em meados de 2022. Em 2023, a CAPES propôs uma alteração no recorte longitudinal do PNPG de 10 para 5 anos. Estão também sendo realizadas Oficinas Estaduais para a formação das pessoas. A primeira oficina iniciou no Distrito Federal. Em cada região será realizado o diagnóstico das demandas. Estima-se que o prazo final de coleta e capacitação ocorra no final de setembro/2023.

Também foram apresentados os pareceres sobre recursos de avaliação ocorridos no período quadrienal 2017-2020. Neste processo, os recursos foram avaliados pela Comissão de área, tiveram suas avaliações relatadas no Conselho Técnico Cientifico da Educação Superior e reconsiderações analisadas pela área e discutidas novamente pelo CTC-ES.

Foi ressaltado que a CAPES analisa e avalia o desempenho dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu e o CNPQ avalia o desempenho dos pesquisadores. O foco quadrienal é o desempenho do curso e seu impacto na formação do aluno e na sociedade. Um dos quesitos da avaliação é a capacidade da gestão do curso (PPG) e da instituição para prover condições para a inserção das informações para uma avaliação de qualidade.

No caso de descredenciamento de cursos, não há prejuízo dos alunos, pois estudantes em processo de formação podem concluir o curso, porém não há autorização para abertura de novos editais para a entrada de novas turmas. Programas de Pós Graduação descredenciados poderão submeter nova Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) para aprovação da CAPES, como um novo curso.