CRUB participa da cerimônia de posse do Ministro da Educação

O CRUB participou, nesta segunda-feira (2), da cerimônia de posse do Ministro da Educação, Camilo Santana. Izolda Cela, que foi Vice-Governadora do Ceará, será a secretária-executiva da pasta. O CRUB foi representado na solenidade com as presenças da Reitora Beatriz Eckert-Hoff, Presidente do CRUB, Reitor Carlos Bulhões, Diretor do CRUB, e Dyogo Patriota, Assessor Jurídico do CRUB.

Reitoras Beatriz Eckert-Hoff (UDF) e Denise Pires de Carvalho (UFRJ), com a Professora Izolda Cela, Secretária Executiva do MEC.

A cerimônia começou com a apresentação do histórico de trabalho do Ministro à frente da educação no Governo do Ceará. Camilo Santana pediu uma salva de palmas aos professores do país e fez uma saudação a todos os reitores de universidades. O novo Ministro falou sobre a responsabilidade na missão que começa hoje de resgatar a educação do país e de recuperar a credibilidade do Enem, de reestruturar o FIES e o PROUNI e de ampliar o acesso a tecnologia pra professores e alunos.

“É importante fortalecer as universidades como um espaço democrático e de valorizar os profissionais da educação, em especial professores e professoras”, destacou.

Camilo Santana encerrou a sua fala na cerimônia citando uma frase de Paulo Freire: “Ninguém liberta ninguém. Ninguém se liberta sozinho, os homens se libertam em comunhão”.

O evento também contou com a apresentação da nova Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pocobahyba. Fernanda era ex-secretária de Fazenda no Governo do Ceará.

O CRUB deseja sucesso, com a confiança de que a nova gestão será o tempo esperado de aproximação e diálogo com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, com as Reitoras e Reitores das IES Comunitárias, Particulares, Públicas Estaduais/Municipais e Públicas Federais.

Sobre o novo Ministro
Camilo Santana governou o Ceará por sete anos e se destacou pelo trabalho nas políticas educacionais. No ano passado, a educação do Ceará foi citada como destaque pelo Banco Mundial (World Bank). O estudo menciona o estado como modelo e exaltou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), que virou exemplo para o país.