CRUB presente na Cerimônia de Posse da nova Presidente da CAPES

Camilo Santana empossa Denise Carvalho como presidente da Capes. A nova líder da CAPES, Denise Carvalho, reforça seu compromisso com a Educação e a Pesquisa.

Camilo Santana empossa Denise Carvalho como presidente da Capes. A nova Presidente reforça seu compromisso com a Educação e a Pesquisa.

Nesta terça-feira, 27, Camilo Santana, Ministro da Educação, empossou Denise Carvalho no cargo de Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A cerimônia ocorreu no Auditório Anísio Teixeira, na sede da autarquia, em Brasília.  Denise, destacou a importância da educação e pesquisa para o desenvolvimento do Brasil. 

Na cerimônia de posse da nova Presidente da CAPES, Denise Carvalho, discursou sobre a importância da educação e da pesquisa para o desenvolvimento do Brasil. Denise iniciou sua fala prestando homenagem aos 24 ex-Presidentes que a antecederam, bem como ao corpo de servidores que contribuíram para a construção da CAPES.

“Para o Brasil ser o país do futuro, precisamos agir no presente; nosso povo tem pressa. Nosso desenvolvimento continuará sendo impedido se a desigualdade social que aflige nosso país continuar a perpetuar”, destacou Denise em seu discurso, refletindo sobre os desafios que o país enfrenta e a urgência de promover mudanças significativas.

Denise destacou a importância histórica das instituições de ensino superior e pós-graduação, entrelaçadas com a trajetória da CAPES e do CNPq, fundamentais para o desenvolvimento científico e econômico do Brasil: “Nossa agricultura e agronomia, não seriam as mesmas. A medicina brasileira não seria reconhecida internacionalmente. Não conseguiríamos extrair petróleo de águas profundas. Nossa engenharia não seria capaz de enfrentar os desafios da transição energética e transformação digital”.

Apesar das conquistas, Denise apontou o subfinanciamento voltado para a educação brasileira como um obstáculo a ser superado. Ela expressou otimismo ao mencionar o apoio de Camilo Santana, Ministro da Educação, dos demais ministros do governo e do Presidente Lula para aumentar o investimento nos setores da cultura, educação e ciência.

Em relação à pós-graduação, Denise afirmou a necessidade de acelerar o crescimento da taxa de ingresso de estudantes, destacando que o Brasil tem significativamente menos Doutores em comparação com a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ela enfatizou o desafio de expandir as vagas na pós-graduação sem comprometer a qualidade dos programas.

Denise defendeu também a pesquisa associada ao ensino, argumentando três motivos fundamentais: [1] A formação de profissionais altamente competentes e capazes de se adaptar aos desafios das profissões futuras; [2] Uma maneira eficaz de identificar precocemente vocações científicas, ainda durante a formação universitária, destacando a importância dos programas de iniciação científica nas universidades e institutos federais; [3] É fundamental aprofundar a proximidade entre as atividades de pesquisa e a sociedade, visando uma maior divulgação da ciência e um reconhecimento mais amplo de seu valor.

Além disso, Denise delineou metas urgentes, incluindo o fortalecimento de programas, como a Universidade Aberta do Brasil, mestrados profissionais para formação de Professores, e a integração com as novas políticas educacionais lideradas pelo MEC, visando à melhoria da educação básica e à promoção da educação inclusiva.

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras esteve presente na Cerimônia  representado pela Salette Marinho, Secretária Executiva Adjunta do CRUB.

Guilherme Cavalcanti, estagiário Ascom/CRUB