Educação superior: Inep apresenta proposta para mudanças na avaliação

Presidente do Instituto se reuniu com representantes das instituições de ensino para tratar das inovações na avaliação. Enade 2024 terá foco em cursos que formam professores

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou às instituições de educação superior a proposta de reformulação da avaliação dos cursos de licenciatura brasileiros. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) será um dos principais meios para a inovação pretendida, já a partir de 2024. Os pontos principais dizem respeito à definição de novas matrizes de referência; modelos de itens; e formato das provas, com o objetivo de avaliar as competências teóricas dos estudantes. Além disso, a indicação de padrões mínimos de desempenho esperado e a criação de uma avaliação das competências práticas desenvolvida ao longo dos estágios supervisionados também fazem parte do projeto.

O encontro ocorreu na última sexta-feira, 22 de março, na sede do Inep, em Brasília. Estavam presentes na reunião o presidente do Inep, Manuel Palacios; o diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto, Ulysses Teixeira; a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Marta Wendel Abramo; e representantes das instituições de ensino de todo o sistema federal. O objetivo é que esse novo formato tenha reflexos na qualidade da formação docente. Segundo Palacios, “as manifestações foram todas de apoio à iniciativa. Há detalhes que precisam ser aprimorados, mas iniciamos um diálogo que vai levar a um resultado muito interessante, ainda neste ano, no que se refere à avaliação dos cursos de graduação”.

De acordo com Ulysses Teixeira, a reunião também foi uma oportunidade para ouvir as instituições de ensino sobre questões operacionais. “Esse diálogo é fundamental para acertar detalhes como ‘Quem será responsável por cada procedimento?’, ‘Isso é algo que o coordenador do curso pode fazer?’, ‘Esta deve ser uma atribuição do coordenador de estágio?’ e, também, como será o contato entre essas instituições de educação superior e as escolas que receberão os estudantes para estagiar, por exemplo”, disse o diretor. O Inep pretende iniciar um ciclo de visitas, divulgações e conversas, com as secretarias de educação básica, para tratar da integração entre os sistemas no que diz respeito ao estágio profissional.

Continuidade – Um dos objetivos, no momento, é dar sequência às conversas com os atores envolvidos nos processos de avaliação, no sentido de alinhar os detalhes para a operacionalização do Enade 2024. “É um projeto que precisa ser dialogado, porque é muito diferente. Mas é uma medida que, apesar de estar no âmbito da avaliação dos cursos de graduação, tem um potencial de contribuir para a educação brasileira como um todo”, avaliou Ulysses Teixeira.

Seminário  O Inep realiza, desde a última segunda-feira (25), em Florianópolis (SC), o evento “Encontros Regionais sobre Avaliação da Educação Superior”. A iniciativa começou pela Região Norte e, desta vez, está reunindo representantes de mais de 100 instituições do Sul do Brasil. O objetivo é debater experiências, no sentido de aperfeiçoar os processos e instrumentos de avaliação da educação superior conduzidos pelo Instituto, de modo que se passe a reconhecer melhor as missões institucionais e as especificidades dos cursos.

A programação prevê apresentações iniciais pelo Inep, seguidas de oficinas temáticas, que servirão para subsidiar o debate de cada tema junto ao Instituto e às demais instituições. Ao final, um relatório de encaminhamentos será produzido e um grupo será formado para dar prosseguimento aos estudos, testes e proposições. O evento termina nesta terça-feira (26).

 

Fonte: INEP