Inep segue diálogo sobre datas de aplicação do Enem 2020 em reunião com entidades da educação superior

INEP

Dando sequência ao debate para definir o cronograma de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, reuniu-se com entidades ligadas à educação superior na tarde desta sexta-feira, 3 de julho. Ao lado do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas, e da equipe do Inep responsável pelo exame, Lopes dialogou por cerca de uma hora com representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), da Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu) e da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc). A videoconferência complementa conversa realizada nesta quinta-feira (2) com secretários e representantes das redes estaduais de ensino, que apresentaram posições segundo a perspectiva dos gestores da educação básica.

“Depois de ouvir os estudantes e os gestores responsáveis pelo ensino médio no país, estamos ouvindo agora o ensino superior para construir um cronograma que atenda aos anseios dos estudantes e também às especificidades dos sistemas de ensino e das instituições de educação superior, pois entendemos que a superação das dificuldades passa pelo diálogo”, explica Alexandre Lopes. O presidente reconhece que a questão ultrapassa as questões meramente operacionais e de data, o que demanda enfrentamento conjunto. “O desafio é coletivo”, conclui.

Mais uma vez, a diretriz da discussão foi a busca por alternativas capazes de minimizar os impactos causados pela pandemia da COVID-19, além de enfrentar os desafios da desigualdade na preparação dos alunos, ao mesmo tempo em que se resguarda as oportunidades futuras de acesso à educação superior. A definição das datas do Enem, a aplicação e a entrega de resultados influenciam diretamente o cronograma de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O Inep segue avaliando as possibilidades, inclusive com novas rodadas de discussão, para definir o calendário do Enem 2020 e espera apresentar as datas ainda neste mês.

Diálogo – Os inscritos também tiveram a oportunidade de se manifestar sobre a data de realização do Enem 2020 em enquete voluntária na Página do Participante. Um total de 1.113.350 participantes, cerca de 20% do total de inscritos, opinou sobre as datas. Quase metade (49,7%) optou por realizar o exame em maio de 2021, enquanto 35,3% dos participantes escolheram janeiro e outros 15% preferiram dezembro de 2020.

Fonte: INEP