Instituições Cariocas recebem visita de representantes da Universidade Pedagógica de Moçambique

Professores e dirigentes da UNIRIO se reúnem com comitiva da Universidade Pedagógica de Moçambique

 

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) recebeu no dia 15 de maio, a visita de uma comitiva da Universidade Pedagógica de Moçambique (UP), liderada pelo reitor da Instituição, Rogério José Uthui. Em reunião com professores e dirigentes de diversos departamentos da UNIRIO, além do reitor, Luiz Pedro San Gil Jutuca, o grupo discutiu novas possibilidades de cooperação entre as duas instituições.

 

Segundo Uthui, a contratação de professores para lecionarem no curso de Medicina da UP está entre as demandas mais urgentes, já que a recém-criada Faculdade de Ciências da Saúde inicia suas atividades em fevereiro de 2015. “Precisamos definir os docentes das disciplinas do ciclo básico”, salientou. A proposta é oferecer 60 vagas por ano.

 

Presente na reunião, o diretor do Instituto Biomédico (IB) da UNIRIO, Marcello Xavier Sampaio, destacou que a Universidade tem muito a contribuir para o curso de Medicina da UP, tanto fazendo inserções e aperfeiçoamentos curriculares, quanto auxiliando na determinação da estrutura física da Faculdade. “Como estão partindo do zero, vocês têm a oportunidade de construir um modelo próprio de formação, que atenda satisfatoriamente às demandas específicas do sistema de saúde do país”, observou.

Mobilidade

 

Também foi abordada a possibilidade de que professores e alunos de doutorado da UNIRIO atuem nos cursos oferecidos pela UP. “Para o estudante de doutorado seria uma oportunidade muito interessante, pois ele poderia passar seis meses em Moçambique, lecionando na graduação”, apontou Uthui. O reitor Jutuca observou que “essa mobilidade, tanto estudantil quanto de professores, é uma troca muito rica”.

 

Já o diretor da Escola de Teatro da UNIRIO, Luciano Maia, ressaltou que a extensão universitária deve fazer parte das ações de cooperação entre as duas instituições. “Brasil e Moçambique têm problemas sociais similares, devido à grande desigualdade social que apresentam”, lembrou.

 

O reitor Jutuca sugeriu a criação de projetos pedagógicos que estabeleçam de que maneiras a UNIRIO pode contribuir para a UP. A partir da definição dos objetivos, serão elaborados os termos aditivos ao acordo de cooperação entre as duas instituições, firmado em 2010.

 

Fonte: Comunicação UNIRIO

 

 

UFF recebe visita de representantes da Universidade Pedagógica de Moçambique

 

A Universidade Federal Fluminense (UFF) recebeu também a visita dos representantes da Universidade Pedagógica de Moçambique. A delegação, representada pelo reitor Rogério Uthui, e pelas professoras Safira Fagilde, Alice Freia e Aspacia Madeira, realizou uma visita aos campi da instituição junto com a coordenadora de Relações Internacionais Renata Mancini e se reuniu com o reitor da UFF, professor Roberto Salles e coordenadores no prédio da Reitoria.

Na reunião foram tratados temas como a colaboração da UFF aos novos projetos da universidade moçambicana, com a qual possui acordo de cooperação. A Universidade Pedagógica está iniciando novos cursos nas áreas de Medicina, Geologia e Geofísica, e como citou o próprio Rogério Uthui, a troca de experiências é muito importante para a universidade: “É uma honra estar aqui. Somos uma universidade jovem e viemos para agradecer e reforçar o pedido de apoio para esses novos desafios”.

 

Rogério apontou também a necessidade de a instituição investir na formação e qualificação de professores para as escolas públicas e também para o próprio quadro da universidade. Ele lembrou que a educação superior em Moçambique está em expansão e precisa se desenvolver ainda mais para atender a uma demanda muito maior em um futuro breve. “Atualmente um terço das crianças moçambicanas estão na escola. É preciso que a estrutura do ensino superior do país avance para atender a essa nova demanda que chegará às universidades”, afirmou.

 

O Reitor Roberto Salles reiterou o apoio à instituição de Moçambique e ressaltou que a universidade estará à disposição para qualquer consulta. Participaram da reunião com a delegação os professores Celso Costa, Luiz Manoel Figueiredo, Marco Antônio Cetale, Adalberto Silva, Silvia Sella, Katia Zaccur Leal e Renata Mancini.

 

Fonte: Comunicação UFF

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010