Instituições de educação superior têm até sexta-feira (26) para verificar os dados declarados à pesquisa

MEC

O período de verificação dos dados do Censo da Educação Superior 2019 no Sistema Censup termina nesta ‪sexta-feira, 26 de junho, às 23h59 (horário de Brasília). A atribuição é do pesquisador institucional, que representa as instituições de educação superior, públicas e privadas, junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O período de verificação da consistência, conferência, ajustes, validação dos dados coletados e envio das justificativas de dados inconsistentes começou em 8 de junho.

Nesta edição, tanto o período de coleta quanto o de verificação foram prorrogados. Os prazos previstos no cronograma inicial do Censo Superior foram ampliados devido às restrições impostas pelas medidas de contenção da pandemia de COVID-19. O cronograma da pesquisa estatística foi atualizado por meio da Portaria n.º 319, de 23 de abril. Durante todo o período, os pesquisadores institucionais tiveram à disposição uma série de materiais orientadores. Outros canais de comunicação, como e-mail e telefone, permanecem abertos.

Próximas etapas – De ‪29 de junho a 10 de julho, o Inep cuidará da análise e das respostas às justificativas de dados inconsistentes. De 13 a ‪31 de julho, as instituições de educação superior poderão realizar ajustes nos dados conforme as orientações do Inep, no Sistema Censup. Essa etapa é atribuição do representante legal e do pesquisador institucional. Entre agosto e outubro, o instituto se dedicará à consolidação e à homologação dos dados, bem como à preparação das informações estatísticas para a divulgação do Censo da Educação Superior, prevista para ‪23 de outubro.

Censo da Educação Superior – A pesquisa estatística reúne informações sobre instituições de educação superior, cursos, docentes e alunos. O preenchimento do censo é pré-requisito para a expedição de atos regulatórios e para a participação das instituições de educação superior em programas do Ministério da Educação, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A pesquisa subsidia ainda a avaliação da educação superior, sendo insumo para o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC), dois dos Indicadores da Qualidade da Educação Superior divulgados pelo Inep.

Saiba mais sobre o Censo da Educação Superior

Acesse o Sistema Censup

Fonte: MEC