O Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia foi criado em 1998 e é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados ao MERCOSUL, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O Prêmio tem como objetivos reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa, que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao MERCOSUL; incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica e a inovação no MERCOSUL, e contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico no MERCOSUL.
Lançado de forma simultânea nos países membros e associados ao Mercosul, o Prêmio possui, a cada edição, um tema relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países do bloco e as linhas de pesquisa pertinentes. Para a Edição 2025 o tema escolhido foi “SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS”. A segurança alimentar é um dos maiores desafios do século XXI, especialmente diante dos crescentes impactos das mudanças climáticas. O aumento das temperaturas globais, eventos climáticos extremos e mudanças nos padrões de precipitação afetam diretamente a produção agrícola, a disponibilidade de água e a estabilidade dos ecossistemas. Esses impactos deixaram milhões de pessoas sem acesso regular e adequado a alimentos nutritivos, especialmente nas áreas mais vulneráveis.
São 5 (cinco) as categorias contempladas: Integração, Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Pesquisador Sênior. A premiação consiste em quantias em dinheiro para os agraciados com o primeiro lugar em cada categoria, variando de R$ 20.000,00 (para iniciação científica) a R$ 60.000,00 (para categoria integração). Todos os trabalhos premiados são publicados em um livro.
A cada edição, uma Comissão Julgadora composta por especialistas da comunidade científica e tecnológica dos países membros do Mercosul é designada para avaliar os trabalhos submetidos. A Comissão obedece aos critérios de julgamento previstos no Regulamento do Prêmio.
Acesse o edital do Prêmio clicando aqui.