Reunião de Gestores é marcada por posse de nova pró-reitora e novo diretor

A PUC Goiás iniciou o segundo semestre letivo de 2025 com um momento simbólico de transição, acolhimento e reconhecimento. Na manhã desta segunda-feira, 4 de agosto, o Auditório da Área 4 recebeu a tradicional Reunião de Gestores, com a presença dos membros da Reitoria, diretores das Escolas e coordenadores da universidade. Conduzido pela reitora, professora Olga Izilda Ronchi, o encontro fez um balanço das principais realizações do primeiro semestre, lançou desafios para o próximo período e marcou a posse de dois novos gestores na administração superior da instituição. O evento foi prestigiado pelo bispo da Diocese de Jataí é dom Joaquim Carlos Carvalho e familiares dos novos gestores.

Durante a reunião, a comunidade universitária se despediu da professora Márcia de Alencar Santana, que deixa o cargo de pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil após quase 15 anos de atuação. Em sua trajetória à frente da Pró-Reitoria, a docente liderou importantes projetos como a Jornada da Cidadania, o Programa de Voluntariado e a articulação com o Movimento Estudantil. Márcia foi homenageada com carinho e gratidão por colegas da Reitoria, membros da Proex e diretores da Escola de Formação de Professores e Humanidades, onde também atuou.

Em seu lugar, assume a professora Rosemary Francisca Neves Silva, doutora em Ciências da Religião pela PUC Goiás. Natural de Orizona e criada em Pires do Rio, Rosemary tem uma trajetória marcada pelo envolvimento com a extensão universitária e o acolhimento dos estudantes. “A professora Márcia deixa um legado muito grande, e isso se torna uma responsabilidade igualmente grande para quem assume. Nosso estudante é o centro desta universidade, e a extensão é uma das formas de promover essa formação humana integral”, afirmou Rosemary ao tomar posse, emocionada com a missão que considera um chamado. Ela destacou que sua vivência em comunidades e a formação voltada ao cuidado com o outro a prepararam para esse novo desafio. Ela deixa o cargo de diretora da Escola de Formação de Professores e Humanidades.

Outro momento importante da manhã foi a nomeação do novo diretor da Escola, professor Dans Pereira Barbosa, doutor em Química pela Universidade Federal da Bahia e Université de Poitiers. O docente, que já atuava como coordenador do curso de Química e integrava o Núcleo de Apoio Pedagógico da Escola, destacou o orgulho pela confiança da gestão e os desafios que o novo cargo traz. “Não será um semestre de acomodação, mas de muito trabalho. Pretendemos aprofundar discussões sobre inteligência artificial, revisar os PPCs diante das novas DCNs das licenciaturas e fortalecer ainda mais a pós-graduação”, afirmou.

A reitora, professora Olga Izilda Ronchi, enfatizou o compromisso da universidade com os estudantes e com a qualidade da formação oferecida. “Fizemos um breve balanço das atividades acadêmicas e dos investimentos realizados, que ultrapassam 1,8 milhão de reais somente neste primeiro semestre, com previsão de mais de 3 milhões até o fim do ano. Tudo isso reflete nosso esforço em atender com excelência nossos alunos, dentro e fora da sala de aula.”

Em um momento de emoção e reconhecimento, a reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, agradeceu à professora Márcia de Alencar por sua trajetória marcante à frente da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil. “A professora Márcia dirigiu a Pró-Reitoria com muita competência, seriedade e, sobretudo, com afeto, uma característica que marcou sua liderança e conquistou professores, estudantes e toda a equipe gestora. Esse é um até logo com gratidão por tudo o que ela construiu e com votos de descanso merecido, em uma transição bonita, generosa e repleta de respeito”, destacou.

O arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da universidade, Dom João Justino, também participou da reunião e deixou uma mensagem de fé e esperança. “Desejo que este semestre seja frutífero e cheio de resultados. Que nossos alunos possam abrir o coração à presença de Deus e descobrir, ao longo desse tempo, o verdadeiro sentido da esperança que nos guia.”

Fonte: Site Oficial PUC-Goiás