Unijuí realiza testes para a Covid-19

A partir desta quarta-feira, 08, a Unijuí, por meio do Laboratório de Análises Clínicas (Unilab), realiza testes para o diagnóstico da Covid-19. O primeiro lote dos testes chegou à Unijuí na terça-feira, 07, após uma espera de cerca de 15 dias.

Serão cerca de 100 testes e os primeiros serão aplicados a partir desta quarta-feira. O professor Coordenador do Laboratório, Matias Nunes Frizzo, recomenda que os testes sejam feitos a partir de prescrição médica. Assim como todos os testes diagnósticos, os resultados devem ser interpretados junto a outras informações clínicas disponíveis para o médico.

O professor ainda explicou que o teste sorológico contém informações importantes. “Ele detecta a doença através da presença de anticorpos, os quais são formados a partir de um tempo de cerca de 7 dias após a infecção”, afirma.

O teste pode ser feito a partir da coleta de sangue, em que se avalia a presença dos anticorpos (IgM e IgG) que o organismo produz quando entra em contato com o vírus. O IgM é produzido na fase aguda da infecção, ao contrário do IgG, que pode aparecer só mais tarde. E para dar um resultado reagente, é preciso que haja uma quantidade mínima dessas moléculas circulando pelo corpo.

Além disso, o professor Matias ressaltou a importância de uma Universidade Comunitária estar presente com ações que auxiliem no combate à pandemia causada pela Covid-19. Neste contexto, a Universidade tem trabalhado com o objetivo de oferecer os exames a um preço mínimo e sem fins lucrativos.

Os biomédicos do Unilab estão à disposição para esclarecer dúvidas relativas às especificações do exame.

Fonte: Unijuí realiza testes para a Covid-19 – Unijuí