O mundo digital criou novas demandas. Com isso, as escolas correm para acompanhar o ritmo das tecnologias recentes e algumas preparam novos cursos para 2017. O crescimento da áreas de entretenimento e produção de vídeos para mídias digitais tem aumentado a procura por profissionais de Engenharia de Áudio qualificados para lidar com novos desafios tecnológicos. O curso de Mestrado e Doutorado da Coppe/UFRJ em Engenharia Elétrica tem uma linha de pesquisa em Processamento digital de áudio.
O professor de Engenharia Elétrica da Coppe, Luiz Wagner Biscainho, diz que a crescente demanda por esses profissionais se dá, principalmente, pela expansão de setores como cultura e telecomunicações, com ênfase nas mídias digitais.
“Os alunos são contratados por empresas que atuam com mídias digitais, emissoras de TV, estúdios, fabricantes de equipamentos de áudio etc”, disse o professor.
Este é o objetivo de Maurício do Vale, que está o 2º ano de doutorado no programa de Engenharia Elétrica. Atualmente, ele tem um estúdio em casa, em Vargem Grande, onde já aplica o que aprende nas aulas.
A Estácio também lança no próximo ano o MBA focado em Mobile marketing e branding, para ensinar estratégias de comunicação com tecnologias móveis. “Acreditamos que os profissionais dotados destes conhecimentos serão cada vez mais valorizados à medida em que a concorrência aumente e os mercados amadureçam”, diz Eduardo Senise, diretor nacional de pós-graduação do Grupo Estácio.
A Veiga de Almeida registra um aumento do interesse pelo MBA de Marketing Digital. “Um profissional de comunicação precisa entender como a sua profissão pode ser afetada pelo mundo digital. E saber como capturar dados de comportamento do consumo até prover novos produtos de acordo com o que o consumidor realmente necessita”, ressaltou o professor Victor Azevedo, professor de Marketing Digital.
E há mais. No ano que vem, a Unicarioca começará a oferecer o Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação, com o objetivo de capacitar o aluno a desenvolver tecnologias digitais para atender aos apelos da educação contemporânea.
Fonte: O GLOBO/ Educação
Comunicação CRUB
(61) 3349-9010