Nota de Pesar – Museu Nacional do Rio de Janeiro

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), vem por meio desta manifestar sua consternação pela situação ocorrida ontem, 02 de setembro, no Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro.

Vivenciamos um trágico e irreparável dano à história e à memoria do povo brasileiro, consumidas por esse desastroso incêndio. O Museu Nacional abrigava e preservava ainda um dos maiores e principais acervos de história natural da América Latina. Além disso, representa um duro golpe para a pesquisa no país, por ser palco de importantes programas de pós-graduação da UFRJ.

Vale ressaltar que tal cenário poderia ter sido evitado, há tempos, caso houvesse um maior empenho do Estado brasileiro na manutenção e conservação de todo o patrimônio histórico do país, que têm sofrido uma constante degradação, em decorrência de contingenciamentos financeiros e desinvestimentos, que perpassam pela educação e pela ciência do país.

Assim, prestamos nossa solidariedade à comunidade acadêmica da UFRJ, na figura de seu Reitor, Dr. Roberto Leher, que com muito esforço e dedicação mantinham o Museu, em meio a gravíssimas restrições orçamentárias.

Por fim, reiteramos nosso apelo ao governo brasileiro acerca da importância e necessidade de um maior investimento na preservação de nossos patrimônios histórico, cultural e natural, pilares de nossa sociedade.

Atenciosamente,

Reitor Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto
Presidente do CRUB