Conferência livre debateu o papel estratégico dos INCTs

Realizada em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo canal do CNPq no Youtube, o encontro discutiu o papel estratégico dos institutos no Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia do Brasil, com o objetivo de contribuir com a temática Eixo I da CNCTI: “recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Anfitrião do evento, o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, elogiou a iniciativa de retomar a 5ª Conferência Nacional e a escolha do tema para o debate livre. “Este encontro acontece no momento em que haverá a avaliação dos INCTs no Brasil. Mas, temos que ter uma visão de futuro e de como aprimorar o programa”, lembrou. Na atualidade, são 204 INCTs em vigência em todo o país, abrangendo todas as áreas de conhecimento – ciências humanas, biológicas, exatas e agrárias – e milhares de pesquisadores e bolsistas.

O secretário-geral adjunto da 5ªCNCTI, Anderson Gomes, esteve presente na abertura da mesa e destacou a importância do espaço democrático para debater junto à sociedade os anseios e necessidades na área de CT&I. “Estamos com muitas atividades. Este é um momento de construção. Temos atualmente mais de 100 atividades em curso para tratar diversos temas. E vamos realizar, pela primeira vez, conferências estaduais em todos os estados brasileiros”, disse.

Representando a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Guilherme Calheiros, elogiou a iniciativa no âmbito da programação. “Sabemos hoje da importância dos INCTs e do trabalho para mantê-los em operação no país. Este é um compromisso do ministério com a ciência e tecnologia no Brasil. A conferência é de extrema importância para ouvir a sociedade e há 14 anos que ela não acontecia”, afirmou.

Também fizeram parte da mesa a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Denise Pires, e o presidente do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Dellagostin.

Os INCTs

O Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT) se caracteriza por grandes projetos de pesquisa de longo prazo em redes nacionais e/ou internacionais de cooperação científica, envolvendo pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas para o desenvolvimento de projetos de alto impacto científico e de formação de recursos humanos.

Na atualidade, são 204 INCTs em vigência em todo o país, abrangendo todas as áreas de conhecimento – Ciências Humanas, Biológicas, Exatas e Agrárias – e milhares de pesquisadores e bolsistas em temáticas complexas. Desses, 100 novos Institutos foram implementados no último ano.

No evento, representantes de dez Institutos do programa apresentaram os principais resultados de suas pesquisas, a importância da atuação em rede e as perspectivas de futuro. Pesquisas sobre gênero, envelhecimento humano, vacinas, engenharias de superfícies, refrigeração e cadeia produtiva do leite foram alguns dos temas apresentados pelos INCTs.

As mesas redondas, que abordaram os temas “desenvolvimento da pesquisa no Brasil”, “enfrentamento dos desafios do Brasil atual” e “cooperação com o setor empresarial”, proporcionaram, também, oportunidade de reflexão e sugestões sobre o futuro do programa, incluindo ideias para uma nova chamada que deve ser lançada pelo CNPq.

Confira as fotos do evento: https://photos.app.goo.gl/JgyayZrSygm8w7Lv6

Fonte: CNPq