Profissionais de 20 estados brasileiros farão especialização de nove meses na universidade Mary Immaculate College (MIC)
Os professores de escolas públicas do Brasil selecionados para o Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda viajaram nesta terça-feira, 13 de agosto, para participar de curso de nove meses no país europeu. Vinte e oito educadores de 20 estados brasileiros iniciarão a especialização em Liderança e Gestão Educacional na Mary Immaculate College (MIC), universidade parceira da CAPES nesta terceira edição do programa.
Todos os custos do programa, incluindo passagens e estadias, são assegurados pela CAPES. Na última segunda-feira, 12 de agosto, os selecionados foram recebidos em evento no Consulado da Irlanda em São Paulo.
Lorena Damasceno, coordenadora-geral de Formação Docente e Valorização das Licenciaturas da CAPES, parabenizou os participantes pelo esforço. “Esse curso é uma oportunidade magnífica. Além de oferecer excelência acadêmica, permite que os bolsistas comparem diferentes sistemas educacionais no Brasil, com realidades distintas”, ressaltou.
Fiona Flood, embaixadora da Irlanda no Brasil, destacou a relevância do seu país na área de educação. “Temos uma reputação mundial em educação de alta qualidade, construída sobre um compromisso com a excelência e conhecimento que deve ser aplicado para servir à sociedade”, reforçou. “Esses professores terão uma oportunidade única de aprender uns com os outros e compartilhar suas experiências com colegas”, acrescentou Robert Jackson, cônsul-geral em São Paulo.
Holly Cowman, diretora de Engajamento Internacional da MIC, agradeceu à CAPES pela condução do programa. Já Sarah O’Sullivan, diretora da SOS Education Consultancy, enfatizou que o investimento contínuo em educação teve um impacto transformador na sociedade irlandesa, com o MIC na vanguarda dessa transição.
Sobre o Programa
O Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda tem o objetivo de promover a capacitação dos profissionais que trabalham em sala de aula, na direção, coordenação ou supervisão pedagógica das escolas da rede pública de educação básica. A proposta pedagógica do curso, oferecido no Mary Immaculate College, de Limerick, inclui treinamento em língua inglesa, desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão pedagógica.
Imagem: Lorena Damasceno, coordenadora-geral de Formação Docente e Valorização das Licenciaturas da CAPES (Arquivo pessoal)
Os selecionados têm direito à bolsa, auxílio-instalação, seguro-saúde, passagem aérea internacional de ida e de volta, hospedagem, alimentação e deslocamento na Irlanda. Os valores são pagos em euros e os detalhes estão disponíveis no edital.
Fonte: CGCOM/CAPES